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Governo concede Aeroporto de Jaguaruna por 30 anos

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Governo concede Aeroporto de Jaguaruna por 30 anos

O Governo de Santa Catarina deu um passo decisivo rumo à modernização da infraestrutura de transportes no estado. Na terça-feira, 3 de junho, o governador Jorginho Mello assinou o contrato de concessão do Aeroporto de Jaguaruna à iniciativa privada por um período de 30 anos, marcando a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da história de Santa Catarina.

Governo concede Aeroporto de Jaguaruna por 30 anos

Concessão histórica inaugura nova fase na aviação regional

O Consórcio Regional Sul Airport, vencedor do leilão realizado na B3, assume a administração, operação e expansão do aeroporto pelos próximos três décadas. A estimativa é de que mais de R$ 70 milhões sejam investidos ao longo do período, contemplando melhorias estruturais e operacionais, além de aportes públicos anuais dentro de uma PPP patrocinada.

O governador destacou o simbolismo da assinatura: “Assinamos o contrato desta que é a primeira PPP feita na história de Santa Catarina. Foi o nosso governo que entregou o aeroporto à iniciativa privada para garantir melhorias na estrutura, conforto aos passageiros e respeito ao Sul catarinense. Estamos dando ao Sul o que ninguém deu: valorização, respeito e conectividade”, afirmou Jorginho Mello.

Modernização, ampliação e mais voos

Com o novo contrato, estão previstas reformas e ampliações significativas. As obras incluem a expansão do terminal de passageiros, que permitirá maior capacidade de atendimento e melhoria dos serviços aos usuários. Segundo o Governo do Estado, só nessa frente serão investidos R$ 38 milhões, sem contar os custos operacionais rotineiros do aeroporto.

Outro destaque é o planejamento de um eventual alargamento da pista, que permitirá a operação de aeronaves de maior porte. Isso deve ampliar o número de destinos disponíveis e a frequência dos voos, consolidando Jaguaruna como um polo aéreo estratégico para o Sul do Estado.

Atualmente, o aeroporto atende cerca de 11 mil passageiros por mês, o que resulta em uma média anual de 135 mil pessoas. Com as melhorias, a estimativa é que a movimentação cresça para aproximadamente 188 mil passageiros por ano. A LATAM, principal companhia aérea que opera no local, já anunciou um aumento de 71% na oferta de assentos até o fim de 2025.

Impactos para a economia regional

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, a concessão marca uma nova fase: “Esta assinatura representa mais uma etapa vencida neste processo de concessão, que será a virada de chave para o desenvolvimento do Aeroporto de Jaguaruna. O consórcio terá autonomia para adotar estratégias de gestão, atrair novos negócios e focar na oferta de serviços com qualidade”, destacou.

O representante do Consórcio Regional Sul Airport, Guilherme de Azevedo Dias, reforçou o compromisso com a transformação do espaço: “Assumimos o compromisso de trabalhar com responsabilidade. Nosso propósito é transformar o aeroporto em um vetor de desenvolvimento regional”, disse.

PPP patrocinada e garantias públicas

O modelo de concessão adotado é o de PPP patrocinada. Nessa modalidade, o poder público participa com aportes financeiros programados, além da receita que a iniciativa privada obtém com a exploração comercial. O contrato firmado estabelece um teto de R$ 2.020.000,00 em aportes públicos, a serem liberados conforme a execução dos investimentos previstos.

Além disso, haverá uma contraprestação anual de até R$ 158 mil, vinculada à manutenção da operação e ao cumprimento das metas estipuladas em contrato. Esse modelo visa garantir que o aeroporto mantenha padrões de qualidade elevados, com responsabilidade financeira e compromisso de longo prazo.

Expectativa de mais conectividade e oportunidades

A concessão do Aeroporto de Jaguaruna é apontada como estratégica para o desenvolvimento da região Sul. A localização geográfica do terminal é privilegiada, atendendo diretamente municípios como Tubarão, Criciúma e Araranguá, e se tornando uma alternativa eficiente a outros terminais mais distantes.

Com as obras previstas, a expectativa é de que o aeroporto se torne mais competitivo e atraente para novas companhias aéreas, com potencial de conexão a capitais como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e até destinos internacionais no futuro.

Empresários da região também comemoram a decisão. Para muitos setores da indústria e comércio, o transporte aéreo ágil é um fator decisivo na tomada de decisões logísticas. O novo modelo de gestão pode impulsionar novos negócios, gerar empregos diretos e indiretos, além de fomentar o turismo na região.

Compromisso com o futuro

O governo estadual aposta no sucesso desta PPP como um exemplo a ser replicado em outros setores da infraestrutura catarinense. “Estamos olhando para o futuro e entregando ferramentas para que a iniciativa privada ajude o Estado a crescer, com mais eficiência e qualidade. Esse é só o começo”, concluiu o governador.

Com a concessão já em vigor, o foco agora é acompanhar a execução das primeiras etapas do plano de investimentos, garantindo que os compromissos assumidos em contrato se convertam em resultados concretos para a população.

Enquanto isso, os moradores e empresários do Sul de Santa Catarina começam a vislumbrar um futuro com mais conectividade, agilidade e valorização da região — uma nova fase para o Aeroporto de Jaguaruna e para todo o estado.

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